No campus da UNESP em São José do Rio Preto há o Projeto Sênior que vem oferecendo cursos às pessoas de terceira idade da região. Dentro deste projeto existe, cursos para ensinar informática aos idosos, que trazem uma formação e um comportamento de vida muito intenso e diversificado.
Normalmente, eles sentem-se meio excluídos do processo social por terem deixado de acompanhar as transformações sociais que regem o cotidiano dos elementos novos e ativos no mercado de trabalho. Por vezes, este procedimento causa certa desolação nos idosos, levando-os a tomar geralmente uma das duas seguintes atitudes: isolar-se cada vez mais, sentindo-se abandonado e excluído, ou tomar a iniciativa de adquirir novos conhecimentos, possibilitando em primeiro lugar estar num meio onde a troca de conhecimentos é efervescente e depois estender esta possibilidade para todo seu redor, conseqüentemente ampliando-o.
Os cursos foram divididos em três módulos de um semestre cada e seus conteúdos programáticos abordaram desde o ensino do que é o computador, passando pela descrição de suas partes físicas, desmistificando a máquina, aprendendo a trabalhar com um sistema operacional, no caso o Windows, e ensinando três aplicativos: editor de texto (word), planilha eletrônica (excel) e processador de imagens (power point). Também, foi ensinado para os alunos: a utilização da internet (correio eletrônico) e como navegar nela.
Devido à heterogeneidade dos grupos de alunos, a transmissão de conhecimento seguiu o ritmo do aluno mais lento. Isto ajudava a não desestimular o aprendizado dos mais idosos e menos informados.
Como resultado: alguns alunos que estavam acomodados com a vida e já davam por encerrada a construção de seu projeto de vida tiveram novo impulso, empreenderam novos negócios e mudaram suas vidas.
Fonte: http://www.dcce.ibilce.unesp.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário