Este blog foi criado com o intuito de discutir assuntos relacionados a Educação e Conhecimento desenvolvidos no ambiente do ciberespaço, e assim tentar entender seus mecanismos, benefícios e preconceitos.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
40% ao ano!!!
A educação à distância (EaD), vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade atual, tanto em discussões apresentadas nos encontros educacionais, quanto na mídia e na sociedade. Promover a educação em um espaço totalmente novo como a Internet, ainda é um desafio para muitas instituições de ensino e centros de treinamento.
A descentralização em pólos e a redução de custos com transporte de professores, avaliadores e pessoal, são alguns dos fatores que tem contribuído para o avanço dessa modalidade de ensino, que numa época, em que o mundo enfrenta uma crise econômica catastrófica, vem alavancando um crescimento anual, que gira em torno de 40 % a/a.
Apesar do Ensino à Distância via Internet ainda ser um desafio, o investimento nessa modalidade tem aumentado de forma significativa, fatores como os avanços tecnológicos da informática, a portabilidade das comunicações e nova forma como a Internet vem permitindo a interação total do usuário com a rede vem contribuindo de forma significativa para esse crescimento.
Fonte: www.treinatom.com.br
A EAD como alternativa de inclusão do estudante com limitações por deficiência
A EAD pode ser uma grande oportunidade para a educação das pessoas com limitações por deficiência ao possibilitar a superação de barreiras de comunicação, linguagem oral, informação, barreiras dos centros urbanos, facilitando para esses sujeitos a acessibilidade. Por respeitar o ritmo de aprendizagem individual, a EAD estimula a autonomia considerando a experiência e o conhecimento que cada um traz bem como as formas individuais de aprender. Desta perspectiva, a EAD substitui o modelo biologicista de deficiência pelo paradigma social que significa adaptar o sistema educacional às necessidades especiais de qualquer estudante.
A formação à distância obriga o indivíduo a se organizar, o que o leva a organizar o seu pensamento de forma diferente, estimulado: ao auto-gerenciamento, o que corresponde, ser o sujeito ativo no seu processo de aprendizagem, ser capaz de desenvolver o próprio conhecimento.
O desafio atual posto àqueles que advogam a inclusão democrática é o debate multidisciplinar, em diferentes instâncias, sobre a temática inclusão educacional da pessoa com limitação por deficiência na sociedade da informação e comunicação a partir da ótica da ilusão fecunda como possibilidade de mobilidade social, pensando que o acesso ao conhecimento denota as diferenças de oportunidades. Finalizando, um caminho possível é aventar a EAD como integrante de um conjunto de ações afirmativas implantada para amenizar as desigualdades sociais e a exclusão, e não como um instrumento para refinar e aprofundá-las.
Fonte: www.efdeportes.com
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Por que usar EAD na saúde?
A atualização do profissional de saúde é na Sociedade da Informação um desafio permanente.
De acordo com dados apurados em diferentes fontes:
O volume da informação publicadas na área de saúde, está duplicando a cada quatro anos;
• Do total de cientistas na área da saúde, 80% ainda estão vivos;
• Da informação recebida pelos alunos durante a graduação, cerca de 50 % já está obsoleta no final.
Por outro lado assiste-se a outros desafios envolvendo: o aumento da expectativa de vida e conseqüente envelhecimento da população; o aparecimento de novas doenças; - o incremento do desenvolvimento e utilização generalizada de novas tecnologias; a generalização da idéia de conhecimento enquanto base para o desenvolvimento econômico; o incremento da globalização; o aumento do nível acadêmico e informacional da população; a mudança do conceito de trabalho baseado na força manual para o trabalho baseado no conhecimento.
A educação em saúde enfrenta nos nossos dias desafios particulares motivados pelo rápido progresso científico. Os modelos tradicionais de ensino e de acesso à informação ficam crescentemente obsoletos.
No Brasil a utilização da educação a distância na área da saúde têm sido relacionada à: necessidade de formação dos profissionais de saúde das regiões interiores dos estados e do Brasil. Por exemplo: No sul e sudeste do Brasil, dos médicos com especialização, 72% estão na capital e 28% encontram-se no interior; velocidade das transformações sociais, técnicas e tecnológicas associadas à Sociedade da Informação; incorporação de novas tecnologias às práticas de saúde; reorganização do sistema de saúde.
O avanço das tecnologias da informação e da comunicação, vem modificando profundamente o nosso modo de vida, alterando as nossas formas de conviver e trabalhar, além de introduzir novos valores, hábitos e tipos de interação social, incluindo o aparecimento de novas formas de ensinar e aprender.
O aparecimento e desenvolvimento da educação a distância enquadra-se nesse processo de transição social e educacional.
A educação a distância destaca-se como uma modalidade com potencial no atendimento às crescentes necessidades de formação inicial e ao longo de toda a vida, impostas pelas permanentes mudanças sociais e tecnológicas. Além disto, ela possibilita atender a públicos alvos que pelas suas especificidades dificilmente teriam possibilidade de ser atendidos pela educação presencial.
A educação a distância foi encarada inicialmente como forma de superação de lacunas educacionais na qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. Hoje, porém, ela está sendo utilizada como complemento da educação presencial e é encarada por muitos, como uma modalidade de ensino alternativo que pode substituir parte do sistema do ensino presencial, possibilitando que independentemente da presença física dos participantes no mesmo espaço geográfico, qualquer pessoa adquira o conhecimento sobre o assunto de seu interesse.
Fonte: Texto de João José Saraiva da Fonseca
sábado, 18 de abril de 2009
O MIT disponibiliza aulas em video
Massachussets Institute of Technology (MIT) tem alguns vídeos de aulas de várias disciplinas, tais como: Integral, Vetor, Biologia, etc...
Os videos estão hospedados no YouTube, são em inglês, mas eles tem legenda em várias linguas, inclusive português, porém a tradução é feita por um tradutor automático, por isso há muitos erros, mas dá para entender.
visite: MITOPENCOURSEWARE
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Nova Ortografia: Espaço Virtual Criado Para Professores
Os educadores poderão assistir a vídeoaulas sobre o Acordo Ortográfico, além de acessarem textos, manuais e tira-dúvidas . O conteúdo, organizado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), órgão da Secretaria, está disponível no site da pasta, pelo link www.rededosaber.sp.gov.br - para consultar o material, o educador deve clicar no banner São Paulo Faz Escola.
O objetivo do material é fornecer itens de apoio e consulta para os educadores da rede. No endereço eletrônico os professores encontram o documento formulado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, um guia ortográfico com as mudanças, além de matérias veiculadas pela mídia sobre o tema.
Os professores podem ainda assistir uma videoconferência que a Secretaria de Estado da Educação preparou exclusivamente sobre as novas normas. O site traz também textos de apoio e uma sessão de perguntas e respostas com as dúvidas mais frequentes .
Fonte: www.educomvida.com.br