Importante refletirmos sobre as imbricações entre Educação à Distância (EAD) e a inclusão educacional do estudante com limitação por deficiência a partir de um questionamento: a EAD é sinônimo de refinamento da exclusão ou uma alternativa para a inclusão? A ideologia liberal destaca a educação como canal de ascensão social e solução para os problemas sociais sendo a educação e o conhecimento entendidos como forças materiais desde que aplicadas à produção da sociedade. Nesta ótica, ascendem as teorias que colocam a informação, a comunicação e o conhecimento no centro da vida social.
A EAD pode ser uma grande oportunidade para a educação das pessoas com limitações por deficiência ao possibilitar a superação de barreiras de comunicação, linguagem oral, informação, barreiras dos centros urbanos, facilitando para esses sujeitos a acessibilidade. Por respeitar o ritmo de aprendizagem individual, a EAD estimula a autonomia considerando a experiência e o conhecimento que cada um traz bem como as formas individuais de aprender. Desta perspectiva, a EAD substitui o modelo biologicista de deficiência pelo paradigma social que significa adaptar o sistema educacional às necessidades especiais de qualquer estudante.
A formação à distância obriga o indivíduo a se organizar, o que o leva a organizar o seu pensamento de forma diferente, estimulado: ao auto-gerenciamento, o que corresponde, ser o sujeito ativo no seu processo de aprendizagem, ser capaz de desenvolver o próprio conhecimento.
O desafio atual posto àqueles que advogam a inclusão democrática é o debate multidisciplinar, em diferentes instâncias, sobre a temática inclusão educacional da pessoa com limitação por deficiência na sociedade da informação e comunicação a partir da ótica da ilusão fecunda como possibilidade de mobilidade social, pensando que o acesso ao conhecimento denota as diferenças de oportunidades. Finalizando, um caminho possível é aventar a EAD como integrante de um conjunto de ações afirmativas implantada para amenizar as desigualdades sociais e a exclusão, e não como um instrumento para refinar e aprofundá-las.
Fonte: www.efdeportes.com
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