quinta-feira, 23 de abril de 2009

Por que usar EAD na saúde?

O profissional de saúde, mais que qualquer outro, deve procurar permanentemente atualizar suas competências técnicas, tecnológicas, sociais e culturais, em respeito aos princípios éticos que regem a sua conduta.
A atualização do profissional de saúde é na Sociedade da Informação um desafio permanente.
De acordo com dados apurados em diferentes fontes:
O volume da informação publicadas na área de saúde, está duplicando a cada quatro anos;
• Do total de cientistas na área da saúde, 80% ainda estão vivos;
• Da informação recebida pelos alunos durante a graduação, cerca de 50 % já está obsoleta no final.
Por outro lado assiste-se a outros desafios envolvendo: o aumento da expectativa de vida e conseqüente envelhecimento da população; o aparecimento de novas doenças; - o incremento do desenvolvimento e utilização generalizada de novas tecnologias; a generalização da idéia de conhecimento enquanto base para o desenvolvimento econômico; o incremento da globalização; o aumento do nível acadêmico e informacional da população; a mudança do conceito de trabalho baseado na força manual para o trabalho baseado no conhecimento.
A educação em saúde enfrenta nos nossos dias desafios particulares motivados pelo rápido progresso científico. Os modelos tradicionais de ensino e de acesso à informação ficam crescentemente obsoletos.
No Brasil a utilização da educação a distância na área da saúde têm sido relacionada à: necessidade de formação dos profissionais de saúde das regiões interiores dos estados e do Brasil. Por exemplo: No sul e sudeste do Brasil, dos médicos com especialização, 72% estão na capital e 28% encontram-se no interior; velocidade das transformações sociais, técnicas e tecnológicas associadas à Sociedade da Informação; incorporação de novas tecnologias às práticas de saúde; reorganização do sistema de saúde.
O avanço das tecnologias da informação e da comunicação, vem modificando profundamente o nosso modo de vida, alterando as nossas formas de conviver e trabalhar, além de introduzir novos valores, hábitos e tipos de interação social, incluindo o aparecimento de novas formas de ensinar e aprender.
O aparecimento e desenvolvimento da educação a distância enquadra-se nesse processo de transição social e educacional.
A educação a distância destaca-se como uma modalidade com potencial no atendimento às crescentes necessidades de formação inicial e ao longo de toda a vida, impostas pelas permanentes mudanças sociais e tecnológicas. Além disto, ela possibilita atender a públicos alvos que pelas suas especificidades dificilmente teriam possibilidade de ser atendidos pela educação presencial.
A educação a distância foi encarada inicialmente como forma de superação de lacunas educacionais na qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. Hoje, porém, ela está sendo utilizada como complemento da educação presencial e é encarada por muitos, como uma modalidade de ensino alternativo que pode substituir parte do sistema do ensino presencial, possibilitando que independentemente da presença física dos participantes no mesmo espaço geográfico, qualquer pessoa adquira o conhecimento sobre o assunto de seu interesse.

Fonte: Texto de João José Saraiva da Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário